Pages

sábado, 29 de outubro de 2011

UMA BELA LIÇÃO!

Certa vez, havia um garoto que tinha um temperamento muito ruim. O pai desse garoto lhe deu um saco de pregos e lhe disse que toda vez que ele perdesse sua paciência, ele deveria martelar um prego atrás da cerca.

No primeiro dia o garoto enfiou 37 pregos na cerca. Em algumas semanas, de acordo com que ele ia aprendendo a se controlar seu temperamento, o numero de pregos martelado por dia reduziu gradativamente. Ele descobriu que era mais facil controlar seu temperamento do que martelar todos aqueles pregos na cerca…

Finalmente chegou o dia em que o garoto não perdeu a paciência nem uma vez. Então ele chegou e disse aquilo ao seu pai. Este sugeriu que ele retirasse um prego por cada dia que ele conseguisse controlar seu temperamento.

Finalmente chegou o dia em que ele tirou todos os pregos da cerca. Então seu pai segurou sua mão e disse:

"Você foi muito bem filho, mas olhe os buracos na cerca. A cerca jamais sera a mesma... Quando você diz coisas com raiva, estas coisas deixam cicatrizes exatamente como estas. É como você enfiar uma faca em alguem e retira-la. Não vai importar quantas vezes você peça desculpas, o buraco vai estar do mesmo jeito. Um ferimento verbal é tão ruim quanto um físico". 
 
 Lição de moral dessa história? Faz-se realmente necessário? Quantas vezes hoje destes marteladas em alguém? Quantas vezes as recebeu? O corportamento das pessoas diante de um ferimento verbal varia de pessoa para pessoa. Há aqueles que revidam na hora, há os que esperam todas as ofenças serem ditas e depois, com calma, faz com que haja uma reflexão entre ambos e há aqueles que fazem desses ferimentos mágoas, cicatrizes.
Ponderemos portanto, nosso temperamento. Procuremos evitar larçar contra o outro palavras que causarão ferimentos.

0 comentários:

Postar um comentário